Busca avançada
Página Inicial

Todas as frases

Buda é mais esclarecedor do que Cristo . 

Por que podemos dar importância a místicos, poetas e alguns artistas? Porque, às vezes, sofrem o ataque de coisas que não estão ditas em outro lugar e talvez ali esteja indicado algo que nunca vimos, alguém que passou por uma experiência de coisas com que os outros nunca atinaram . 

As pessoas parecem pensar que o mundo é certo e que existem uns corruptos, quando é o contrário: a corrupção é a regra. Sempre soubemos que gente é um troço corrupto que se vende por qualquer bagatela . 

O Inconsciente é algo que funciona por si mesmo e existem algumas tomadas - prises, em francês - em nós. Somos plugados nesse lugar, nesse hiperespaço, nesse HiperInconsciente, e não o contrário . 

Dadas as suposições de um HiperIcs aqui e agora e de uma rede com focos e franjas, nossa abordagem para o entendimento do que seja conhecer tem que ser radicalmente diferente de tudo que se fez até hoje . 

Não há sujeito conhecendo objeto . 

As pessoas têm o mau hábito de colocar o começo em algum lugar. Não há começo e não há fim. Quando Freud nomeia o campo e começa a sua prática, já estava contaminado por várias teorias, das quais tira uma resultante. Ele jura que tirou da prática, mas juro que foi do delírio . 

Se Freud não tivesse tido sucesso onde o paranóico fracassou, seria um maluco . 

A psicanálise comum, mais corrente, é cheia de construções mitológicas, erigidas sobre anedotas datáveis . 

A psicanálise que preconizo absorve o que quer que seja interessante para seu uso, pois faz parte do HiperIcs . 

Quando falamos em culpa ou vergonha, lembramos destes sentimentos ligados a conteúdos e anedotas, mas, se nos desligarmos das anedotas e conteúdos, veremos que, na refrega do mundo, sempre estamos disponíveis para sentir vergonha ou culpa . 

Quando há um crime, quem o fez? A lei. O outro só fez um ato . 

Como os sintomas são pesados, as coisas velhas ainda estão de pé, mas a guerra civil está instalada. Entendam que, se é global, toda guerra é civil e generalizada . 

A Pessoa de que falo é uma singularidade. Não é um indivíduo, um sujeito ou o que se tem colocado habitualmente. Uma singularidade é uma máquina de fazer infinitudes . 

A via de salvação, se houver - e não creio que haja -, é pelo absoluto solipsismo. Como o narcisismo não é redutível, tratemos de torná-lo absoluto. Isto, para tornar-se abrangente e, portanto, valer tanto quanto o não-narcisismo . 

O cruzamento com o judaico-cristão deu essa joça em que a psicanálise caiu, mas, originalmente, ela é um pensamento solipsista, solitário, egoísta e abrangente . 

Para nós, não se trata de trabalhar com os indivíduos, e sim com as Pessoas. Trabalhar com indivíduo é simplesmente fracionar, fracionar, fracionar... e nunca chegar a essa aproximação. Trabalhar com a Pessoa é trabalhar com a máquina de abrangência . 

Alguém só deixa de ser egoísta se for muito egoísta, e não porque sê-lo é algo feio. Aí o egoísmo vai ficando abrangente e incluindo . 

O núcleo do que antigamente se chamava neurose é pedir ao outro para ser incluído, ser amado . 

Como o vetor da Nova Psicanálise é: Haver quer não-Haver, eu não tive sucesso onde o paranóico fracassou, e sim tive sucesso onde o melancólico se perdeu. Minha análise deu certo. Fernando Pessoa também teve sucesso. No regime do poema, ele conseguiu . 

Para que serve Psicanálise? Pelo menos para organizar decepções . 

O Inconsciente é pura rede, sim, e não existe propriamente Consciente . 

Seja para quem for, a escolha sexual é intocável. Nada demonstra que uma escolha sexual seja melhor do que outra . 

O ruim na cabeça das pessoas é, quando uma lei ou costume social determina certo ato como ilegal ou errado, atribuir ao portador do ato um erro de constituição . 

Quem cria o crime é a lei, e não o contrário . 

      CONHEÇA TAMBÉM    
        


    FORMAS DE PAGAMENTO    

  

Seu Site na Internet