Busca avançada
Página Inicial

Todas as frases

O Inconsciente é aristocrata e capitalista. Se quiserem lutar contra sua aristocracia ou seu capitalismo, há que reconhecer o que ele é, para então, engajar a luta . 

O pessoal dito da esquerda pensa que o Inconsciente é honesto, distributivo e igualitário, e que há uns fdp que ficam tomando os poderes. É o contrário: o inconsciente é mau-caráter . 

A lida psicanalítica, no que é analítica, é política . 

Com o teorema que venho fabricando, minha intenção é permanecer à espera de que ele contenha em si o processo de sua própria abstração. Meu teorema deve ser autodestrutivo - coisa que muitos não suportam . 

Lacan chama a atenção veementemente para que não há outra pulsão, o que é a base de tudo que apresento ao tomar a Pulsão como único conceito fundamental e como única, tendendo à extinção, à aniquilação de seu próprio movimento . 

Desde 1980, o século está desbundado, pois sabe-se que se trata de uma luta, mais nada. Então, se vocês estão na doce esperança de encontrar a verdade, podem tirar o cavalinho da chuva. É preciso entender que a opção que se faz é uma política de luta . 

Não conseguiremos ficar livres do Estado, não há anarquismo possível. Então, há que viver na luta de recomposição do Estado, que, por definição, pelo menos desde Hegel, é o proprietário do direito de violência . 

A Cura é a produção permanente de uma formação militante. Por isso, a análise é infinita . 

No sentido de Fernando Pessoa: há duas maneiras de sobrevivermos, a estupidez ou a loucura -, esperamos que o Secundário seja louco, mas ele também fica estúpido como o Primário, então sobra o Originário para pedirmos que enlouqueça as coisas . 

Nada mais pragmático do que um místico. O problema é o confundirem com crendices. O místico zera as coisas e, portanto, tem uma grande eficácia. Enquanto os outros pensam aprisionados, ele vai onde quer . 

Alienados, antigamente, eram os loucos. Lacan descobre que é todo mundo, ou seja, que a loucura é ampla, geral e irrestrita, não existem senão loucos, com o que concordo plenamente . 

Há tempo substitui o Outro pelo Mesmo . 

Todas as formações são constituídas da mesma substância, portanto não há alteridade aí e a constituição de cada pessoa não é senão o acúmulo das relações entre as formações, que são todas da mesma constituição . 

Não existe psicanálise sem alguém procurar dar conta de sua loucura. A maioria das análises fracassa porque as pessoas pensam que os outros é que são malucos . 

Quem produz a análise é o analisando, em função de sua alienação a outrem, em que pode suspeitar que haja indicações de sua própria loucura . 

Neurótico vive de futrica . 

Mais que em Freud, fica provado em Lacan que é possível ter sucesso onde o paranóico fracassa . 

Só faz psicanálise quem faz a psicanálise . 

Analista é aquele que faz sua análise e faz a psicanálise . 

A coisa mais interessante é descobrir que não se é maluco sozinho, pois quando você é maluco sozinho, está ferrado . 

O Inconsciente é da ordem do recalcado, pois, como já repeti diversas vezes, não é senão o excluído, seja qual for a forma de exclusão. Isto é, o Inconsciente é resultado de haver exclusão . 

O que é inconsciente é o que resta de qualquer ato de exclusão . 

Pensamos usualmente que a função do analista seja só desrecalcar, mas se não forçar o analisando sendo recalcante em certos momentos, a análise não funcionará . 

O que deve sobrar de uma análise é: tentativa de eliminação de recalque e produção de Juízo Foraclusivo . 

O recalque é a condição de instalação simbólica de um não, que não comparece de saída no Inconsciente . 

      CONHEÇA TAMBÉM    
        


    FORMAS DE PAGAMENTO    

  

Seu Site na Internet