Busca avançada
Página Inicial

Todas as frases

As vinculações são produzidas em Mundo. Por via secundária e primária, começamos a tentar criar vinculações políticas, religiosas, eróticas, etc., que são vinculações relativas e nenhuma é garantia de coisa alguma . 

Só são democratas os aristocratas do Haver . 

Aquele que ousa supor-se capaz de estar no lugar do analista tem que ter condições de cultivar um acolhimento radical de toda e qualquer manifestação . 

A escuta analítica não pode se permitir exclusões. A cabeça do Analista já é de Diferocracia radical ou não há Analista . 

Não se está indicando o que a pessoa vai fazer no mundo, e sim buscando levá-la a seu Cais Absoluto . 

Não é possível haver exclusões ou moral da psicanálise. Ela é absolutamente amoral e, por estar se debatendo com uma moral forjada, é imoral . 

O filósofo quer consertar o mundo - o que significa: que o mundo fique igual a ele. Recuso-me a aceitar isto. Então, digo: O mundo sou eu . 

A psicanálise não é margem da filosofia, esta é que é um mínimo recanto dentro da psicanálise, se tanto. Ela está para a psicanálise como a geometria euclidiana está para a não-euclidiana . 

A psicanálise é rebelde e implicante. O ponto de vista analítico não se submete a saber ou a autoridade de espécie alguma, mas sim sustenta a suspensão. Nem mesmo posso obedecer à autoridade da teoria que produzi, pois é apenas uma ferramenta que utilizo . 

Entendamos que não existe psicanálise de crianças. Existe, sim, gente que gosta mais de trabalhar com criança . 

Sempre lhes disse que um dia descobririam o Revirão no cérebro. Pensei que fosse demorar mais, mas já começaram a descobrir: o que produz a linguagem é a organização sintática dos neurônios-espelho simplesmente observando o mundo - é um bom primeiro passo . 

Uma vez que sempre afirmei que os cientistas encontrariam o Revirão no cérebro e o situei instalado no Primário, faço a suposição de que somos os primeiros a revelar a função catóptrica eventualmente situável nos neurônios-espelho ou coisa semelhante. Eles descobriram no laboratório, mas nós já os havíamos descrito . 

Não há distinção entre natureza e artifício: tudo é artifício, construção, logo tudo é natural . 

Não há diferença entre natureza e cultura . 

Onde nasce alguém, nasce neutro. Quando há uma criança, ela é absolutamente indiferente. Depois, é que será de tal língua, de tal país, de tal família. Tanto é que se nascesse em outro lugar seria completamente diferente, mas o Haver seria o mesmo e indiferente . 

O trabalho da psicanálise é conduzir cada um a seu ponto de indiferença, arrancá-lo do Ser, o qual é da ordem da constituição dos poderes, do estado, da filosofia . 

A Nova Psicanálise veio dizer que a análise é o périplo da pessoa em direção ao lugar de sua Indiferença Originária . 

O percurso da análise é esfacelar o Ser, pois este é puramente ficcional, personalógico, etc . 

A neura está no Ego, em alguém acreditar que é mesmo aquilo que está sendo. Basta puxar o tapete para vermos que se desfaz na hora. Todo Ser vem de fora, é o que dizem dele . 

A análise é estabelecer a radical distância entre Haver e Ser e abdicar de Ser, o que não significa deixar de usar todas as possibilidades de Ser . 

Eu é esse Mundo radicalmente diferente de qualquer outro Eu, de qualquer outra
Pessoa. 

Só podemos tomar posições ad hoc, as quais são apenas expedientes com os quais não temos compromisso. Esta é a postura do analista . 

Estamos todos danados, pois a vida só tem um sentido: Haver quer não-Haver . 

A hybris é o que Freud descobriu como Pulsão de Morte, o que é destrutivo para as formações que resistem . 

Em nossa teoria, não há sujeito. No entanto, há o movimento transcendental . 

      CONHEÇA TAMBÉM    
        


    FORMAS DE PAGAMENTO    

  

Seu Site na Internet