Busca avançada
Página Inicial


SóPapos 2014

Autor: MD Magno
Editora: Novamente Editora

SóPapos 2014 Este volume transcreve a fala de MD Magno em 2014. Continuam aqui seus SóPapos, iniciados em 2011 (“deixando correr os papos no aleatório, mas sem jogar conversa fora”), após os Seminários (1976-1999) e os Falatórios (2000-2010). É a prosa solta sobre a Nova Psicanálise, ou NovaMente, desenvolvida por ele desde a década de 1980: uma reformatação que unifica o aparelho teórico-prático da psicanálise em sintonia com o ambiente digital do conhecimento. A ênfase inicial está na Teoria das Formações, que é o bojo dos processos mentais segundo a psicanálise. Decorre dela uma diferença de postura para com outros pensamentos. Com a filosofia, por exemplo. A psicanálise pode tomar qualquer construto dos filósofos, mas é outro o seu tratamento pulsional das transas desta nossa espécie com as articulações.

R$ 58,00

Para pagamentos em boleto, existe uma taxa de R$ 8,50

    

Ficha Técnica

ISBN: 978-85-87727-85-5
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 16 x 23 cm
Peso: 0.466 Kg
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2019
Número de Páginas: 284

Sinopse

SóPapos 2014

Este volume transcreve a fala de MD Magno em 2014. Continuam aqui seus SóPapos, iniciados em 2011 (“deixando correr os papos no aleatório, mas sem jogar conversa fora”), após os Seminários (1976-1999) e os Falatórios (2000-2010). É a prosa solta sobre a Nova Psicanálise, ou NovaMente, desenvolvida por ele desde a década de 1980: uma reformatação que unifica o aparelho teórico-prático da psicanálise em sintonia com o ambiente digital do conhecimento.

A ênfase inicial está na Teoria das Formações, que é o bojo dos processos mentais segundo a psicanálise. Decorre dela uma diferença de postura para com outros pensamentos. Com a filosofia, por exemplo. A psicanálise pode tomar qualquer construto dos filósofos, mas é outro o seu tratamento pulsional das transas desta nossa espécie com as articulações. 

 

Em outro papo, o Evento Freud é visto como um ponto de convergência de saber, pesquisa, estudo e operação clínica de sua época. Personagens ditos dissidentes – Jung, Ferenczi, Adler, Rank –, na verdade, são afluências e defluências da psicanálise, não estão fora dela. E o que cabe hoje propor é uma Nova Convergência como teoria genérica inclusiva da psicanálise, das neurociências e da microfísica: uma “teoria da mente compatível com a materialidade”. 

Quanto à produção de Conhecimento (diferente de epistemologia), Magno destaca quatro operações: investigação (descrição e entendimento do artifício espontâneo e do industrial), invenção (criação a partir da transa de formações), invocação (querer conhecer a realidade em relação de transcendência e investimento), e Investimento (aplicação de tesão na ordem de transferência e/ou crença). Para ele, que toma a análise como conhecimento, qualquer tipo de expressão artística ou científica tem vontade de religião e articula as quatro operações.

 

E a conversa vai seguindo com temas e questões como: a especificidade da postura da psicanálise a partir de seus paradigma (sexual) e estatuto (místico); a Metapsicologia como modelo da transa com o Inconsciente; o neo-romantismo e o decadentismo no contexto da emergência do pensamento freudiano; as duas expressões da Pulsão (perecimento e renovação das formações); o estatuto ficcional da realidade; o conhecimento e o sexo como transa de formações; a analogia entre computação quântica e processamento inconsciente; o autismo à luz do conceito de Pessoa; a imaginação, o devaneio, o delírio e a alucinação; o sonho, o ato falho e o chiste como um mesmo processo de transa de formações; a teoria dos Cinco Impérios e o projeto soteriológico; a Melancolia como “modo de articulação da pessoa com o Haver”; o conceito de narcisismo a partir da Teoria das Formações; a Transofia como nova era axial (passagem do logos à transa); a reversão da paranoia em psicopatia; a maior resistência à psicanálise hoje ser dos psicanalistas e de suas instituições...


      CONHEÇA TAMBÉM    
        


    FORMAS DE PAGAMENTO    

  

Seu Site na Internet