Este livro reúne o conjunto das oito conferências proferidas por MD Magno em 1999, data que indica tanto o Renascimento da Nova Mente inaugurada por Freud, quanto o limiar do Século II de sua existência
Para pagamentos em boleto, existe uma taxa de R$ 8,50
Vivemos, então, no drama de criarmos coisas interessantíssimas... que logo em seguida começam a nos oprimir. Entre essas coisas, ainda que da melhor qualidade, estão as teorias psicanalíticas, que ninguém ainda bem disse ou bem sabe o que são .
Pg. 107 - MD Magno
Este livro reúne o conjunto das oito conferências proferidas por MD Magno em 1999, data que indica tanto o Renascimento da Nova Mente inaugurada por Freud, quanto o limiar do Século II de sua existência. A exemplo das Vorlesungen freudianas (Conferências Introdutórias), apresenta-se aqui um resumo do encaminhamento teórico que o autor desenvolve há mais de 30 anos em seus Seminários. Nesta segunda edição revista e acrescida de dois novos capítulos, temos a oportunidade de acompanhar uma introdução aos aspectos mais gerais da teoria da Nova Psicanálise, como foi denominada a reformatação do aparelho teórico-prático da psicanálise realizada por MD Magno nos anos 80. As bases desta via original de abordagem, a partir de Freud e Lacan, levam adiante as posturas teóricas desses dois mestres, mas já em sintonia com as questões que se tornaram cruciais no século XXI. Foi a reconsideração da idéia de Pulsão (Trieb) que levou o autor a enunciar o modelo do Revirão e seu Princípio de Catoptria como capazes de articular o projeto freudiano por inteiro, conceitual e pragmaticamente, num work in progress ainda em francos desenvolvimento e produção. E é a exposição didática e acessível desta elaboração que o leitor pode percorrer aqui, tanto através da análise precisa de temas como: falicismo, poder de cura, sexo, morte, cinco impérios da cultura, recalque e agonística das formações, quanto da articulação de suas interfaces conceituais e clínicas com os saberes de ponta do mundo contemporâneo.